sábado, 26 de maio de 2012

Breve Nota Democrática




A Democracia como conhecemos hoje é uma réplica "ampliada" do modelo utilizado pelos Atenienses no séc. VIII a.C. Porém, relatos nos mostra que em outras cidades, como Miletto, a Democracia tenha sido implantada antes mesmo do que em Atenas. 
Claro, a Democracia vivida em Atenas era excludente (contraditório) pois, apenas podiam fazer parte da tomada de decisões um grupo seleto, mas, este, por sua vez, detinham de amplos poderes de decisão..... 
O regime democrático vigente era a aristocracia ("aristoi" - os melhores), ou seja, apenas aqueles que possuíam determinadas características podiam votar e participar das assembleias. O termo Democracia nada mais é do que o PODER PELO POVO (Originada de "demos" - Poder pelo Povo) 
Nos dias de hoje a democracia que estamos vivendo está aos poucos (talvez pelo modo capitalista em que vivemos) se defasando, perdendo sua identidade e sua essência. O povo não está ciente dos seus direitos e deveres, os políticos não sabem o real significado e importância do que é Política (originada também do Grego - Pólis) e a vida em sociedade está saturada. 
A Constituição existe, assim como as leis...Porém, pouco se coloca em prática. 
A política está presente, porém os políticos estão omissos e preocupados apenas com interesses pessoais.

Estamos imersos numa sociedade que aos poucos (mas de forma acelerada) está derrubando o conceito histórico de Democracia, ao invés do Poder pelo Povo, está se implantando um novo sistema (já conhecido em outros moldes) escravista (desta vez, intelectual e político) no sentido de Poder SOBRE o povo. 

Solução? 
Talvez uma Série de REFORMAS - Começando pela Política, Econômica, Estrutural, Territorial e até intelectual!

Quem possuir material que possa me ajudar nas minhas pesquisas sobre o tema agradecerei. 
Quem quiser debater podemos manter contato, estou aberto a novos conhecimentos. 

rubensstaloch@yahoo.com.br

Abraços, Rubens
"O povo é a voz e a mente daqueles que se acham superiores!" 

Nenhum comentário: